terça-feira, 1 de novembro de 2011

Você é o empreendedor da própria vida?

Falar sobre o empreendedorismo ou o empreendedor pode parecer algo muito técnico ou mercadológico.
No entanto, tais conceitos podem ser adaptados aos indivíduos e suas vidas cotidianas. Como já dito neste blog, empreender significa 'propor-se a fazer algo'. E não são as atitudes do dia-a-dia um retrato da existência de iniciativa ou não na vida de uma pessoa?
Quantos de nós possui seus anseios mais íntimos acorrentados a medos ou inércias diversas? Em momentos assim o indivíduo se anula e pode se frustrar: se eu não faço pela minha vida, por minha satisfação ou por minha felicidade, quem o fará? Provavelmente ninguém.
O escritor Augusto Cury propôe em seus livros que cada indivíduo seja autor da sua própria história. E não seria isso agir como o empreendedor da própria vida?
Coragem, confiança, otimismo, empenho, entre outras características, são algumas qualidades do sujeito empreendedor. Para tanto, muitas vezes será necessário assumir riscos, tomar decisões, fazer opções... Às vezes, em detrimento de outros interesses. Fazer escolhas...
Isso é viver. Isso é empreender. Aproveitar oportunidades, investir... E ao final, identificar o retorno sobre o investimento!

Este blog anseia discutir as mais variadas manifestações do fenômeno abrangido pelo empreendedorismo. E você, que no momento, vive a dúvida: saiba que o empreendedor é aquele que tenta, insiste e persiste na busca por seus objetivos. É aquele que pode até se arrepender pelo que fez, mas dificilmente por não ter tentado.
Tentemos, busquemos, batalhemos e... consigamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário